RECURSOS DIGITAIS PARA CONQUISTAR SEUS ALUNOS.
Deixe de ser só mais um e seja "O Cara" no conceito de quem entende do assunto: os alunos.
Analisar qual será a tecnologia que fará com que sua aula seja atrativa
e ao mesmo tempo útil, não é fácil. Achar um recurso digital interessante, de
grande potencial e que ao mesmo tempo não tenha um atributo que concorra
diretamente com a proposta trazida é quase impossível, mas utilizando da
maneira correta você pode chegar a ser o professor (a) mais esperado da
semana.
Vou listar aqui alguns desses recursos e os cuidados que devem ser tomados para não cair no erro:
Vou listar aqui alguns desses recursos e os cuidados que devem ser tomados para não cair no erro:
1- Google: Recurso
de fácil acesso e muita informação, bastante conhecido pela função de pesquisa
(Google.com).
Para usar de maneira
correta o primeiro passo é trabalhar com os alunos a consciência crítica pois
nem tudo que está na internet é verdade. O certo é que antes de entrar nesse
mundo exista uma conversa sobre onde pesquisar e que critérios devem ser utilizados
para uma boa pesquisa. Por esse motivo, é recomendável ter um conhecimento em
relação a essa ferramenta para que os seus alunos sejam felizes em sua busca.
Cuidados devem ser tomados
no link entre pesquisa e conteúdo, eles devem ser um conjunto que se completam,
nesse caso o recurso GOOGLE deve ser um ponto de partida na etapa do seu
projeto, pois pesquisar é encontrar e não copiar.
2- Word: Alto
potencial de uso, se utilizado de forma a instruir verdadeiramente você
terá ganhos, principalmente no que se refere a criação de textos e alunos em
fase de alfabetização. Há mobilidade desde a escolha da fonte até a formatação
do texto escolhido, também é possível criar uma pasta para que os
textos sejam salvos e revisados, observando assim a evolução no decorrer
da escrita. O ideal é que o instrutor já tenha certa familiaridade com o Word
para que possa além de atuar nas funções básicas do software também dar dicas e
instrução na revisão.
Como em todos os
recursos deve-se tomar cuidado para que o aluno não o utilize para mera cópia
do texto escrito anteriormente no papel.
3- PowerPoint: Recurso
bastante interessante para sistematizar uma pesquisa. Dá para substituir a
velha cartolina e ganhar interatividade de uma forma prática. O interessante é
que seja ensinado anteriormente a maneira correta de se fazer uma apresentação, os slides devem
levar os pontos importantes, ter um roteiro conceitual com palavras-chave que
serão desenvolvidas na expressão oral. A organização dos slides tem muita
importância pois é um esquema de apresentação.
Um erro muito
cometido é carregar os slides com textos, pois criará uma leitura maçante e
cansativa.
4- Google
Maps: Muito recomendado principalmente na geografia. É possível
abordar inúmeros conteúdos como coordenadas e convenções
cartográficas relacionando com a vida real, pois essa ferramenta nos permite
ver de várias formas e vários ângulos. Nem todas as imagens possuem a mesma
definição.
É importante abordar
as diferentes formas de representação e a diferença entre terrenos. Essa
ferramenta utiliza vários satélites.
5- Geogebra:
Matemática dinâmica. Com menos trabalho braçal você estuda conteúdos que vão da
geometria a estatística de forma a envolver os alunos em um método que pode ser
usado de forma a desafiá-los. É importante conhecer as funções e praticar antes
de utilizar essa proposta. O principal é utilizar o programa de forma a
estimular a reflexão abordando conteúdos vistos em sala.
6- YouTube: Pode potencializar o conteúdo
de várias formas. Pode ser usado para recomendar vídeos, indicar referência de
pesquisa, orientar uma produção própria e no apoio para estudos utilizando as
videoaulas. Para a produção de vídeos há a necessidade de algum conhecimento
específico o que hoje não se torna um grande problema já que os alunos se
encontram muito inseridos com esse tipo de tecnologia, porém não sabem utilizar
para a formação educacional.
Há uma enorme gama no
entretenimento, isso motiva o acesso ao site, por isso deve-se privilegiar
vídeos relacionados ao conteúdo estudado indicando fontes seguras.
7- Skype: As chamadas em vídeo podem ser
muito uteis no estudo das línguas estrangeiras e em outras disciplinas já que
há a possibilidade de uma videoconferência, existem outras possibilidades de
estudo como, por exemplo: entrevistas.
O aluno deve ser
sempre o protagonista, se só o professor fala a turma perde o interesse.
Fonte: Revista Nova Escola.
Fabrícia, aguardando a criação de páginas e postagem , ok?! Vamos lá!
ResponderExcluirtexto muito interessante e atual! De fácil entendimento e que prende o leitor!!!
ResponderExcluirÓtimas dicas! No mundo de hoje a tecnologia está presente em tudo, inclusive na educação!
Ótimo texto!
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