quarta-feira, 20 de maio de 2015

RECURSOS DIGITAIS PARA CONQUISTAR SEUS ALUNOS.

RECURSOS DIGITAIS PARA CONQUISTAR SEUS ALUNOS.

Deixe de ser só mais um e seja "O Cara" no conceito de quem entende do assunto: os alunos.

Analisar qual será a tecnologia que fará com que sua aula seja atrativa e ao mesmo tempo útil, não é fácil. Achar um recurso digital interessante, de grande potencial e que ao mesmo tempo não tenha um atributo que concorra diretamente com a proposta trazida é quase impossível, mas utilizando da maneira correta você pode chegar a ser o professor (a) mais esperado da semana.
Vou listar aqui alguns desses recursos e os cuidados que devem ser tomados para não cair no erro:

1- Google: Recurso de fácil acesso e muita informação, bastante conhecido pela função de pesquisa (Google.com).
Para usar de maneira correta o primeiro passo é trabalhar com os alunos a consciência crítica pois nem tudo que está na internet é verdade. O certo é que antes de entrar nesse mundo exista uma conversa sobre onde pesquisar e que critérios devem ser utilizados para uma boa pesquisa. Por esse motivo, é recomendável ter um conhecimento em relação a essa ferramenta para que os seus alunos sejam felizes em sua busca.
Cuidados devem ser tomados no link entre pesquisa e conteúdo, eles devem ser um conjunto que se completam, nesse caso o recurso GOOGLE deve ser um ponto de partida na etapa do seu projeto, pois pesquisar é encontrar e não copiar.
2- Word: Alto potencial de uso, se utilizado de forma a instruir verdadeiramente você terá ganhos, principalmente no que se refere a criação de textos e alunos em fase de alfabetização. Há mobilidade desde a escolha da fonte até a formatação do texto escolhido, também é possível criar uma pasta para que os textos sejam salvos e revisados, observando assim a evolução no decorrer da escrita. O ideal é que o instrutor já tenha certa familiaridade com o Word para que possa além de atuar nas funções básicas do software também dar dicas e instrução na revisão.
Como em todos os recursos deve-se tomar cuidado para que o aluno não o utilize para mera cópia do texto escrito anteriormente no papel.
3- PowerPoint: Recurso bastante interessante para sistematizar uma pesquisa. Dá para substituir a velha cartolina e ganhar interatividade de uma forma prática. O interessante é que seja ensinado anteriormente a maneira correta de  se fazer uma apresentação, os slides devem levar os pontos importantes, ter um roteiro conceitual com palavras-chave que serão desenvolvidas na expressão oral. A organização dos slides tem muita importância pois é um esquema de apresentação.
Um erro muito cometido é carregar os slides com textos, pois criará uma leitura maçante e cansativa.
4- Google Maps: Muito recomendado principalmente na geografia. É possível abordar inúmeros conteúdos como coordenadas e convenções cartográficas relacionando com a vida real, pois essa ferramenta nos permite ver de várias formas e vários ângulos. Nem todas as imagens possuem a mesma definição.
É importante abordar as diferentes formas de representação e a diferença entre terrenos. Essa ferramenta utiliza vários satélites.
5- Geogebra: Matemática dinâmica. Com menos trabalho braçal você estuda conteúdos que vão da geometria a estatística de forma a envolver os alunos em um método que pode ser usado de forma a desafiá-los. É importante conhecer as funções e praticar antes de utilizar essa proposta. O principal é utilizar o programa de forma a estimular a reflexão abordando conteúdos vistos em sala.
6- YouTube: Pode potencializar o conteúdo de várias formas. Pode ser usado para recomendar vídeos, indicar referência de pesquisa, orientar uma produção própria e no apoio para estudos utilizando as videoaulas. Para a produção de vídeos há a necessidade de algum conhecimento específico o que hoje não se torna um grande problema já que os alunos se encontram muito inseridos com esse tipo de tecnologia, porém não sabem utilizar para a formação educacional.
Há uma enorme gama no entretenimento, isso motiva o acesso ao site, por isso deve-se privilegiar vídeos relacionados ao conteúdo estudado indicando fontes seguras.
7- Skype: As chamadas em vídeo podem ser muito uteis no estudo das línguas estrangeiras e em outras disciplinas já que há a possibilidade de uma videoconferência, existem outras possibilidades de estudo como, por exemplo: entrevistas.
O aluno deve ser sempre o protagonista, se só o professor fala a turma perde o interesse.

Fonte: Revista Nova Escola.

3 comentários:

  1. Fabrícia, aguardando a criação de páginas e postagem , ok?! Vamos lá!

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  2. texto muito interessante e atual! De fácil entendimento e que prende o leitor!!!
    Ótimas dicas! No mundo de hoje a tecnologia está presente em tudo, inclusive na educação!

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